7 características de um galpão ideal

 In Dicas

7 características de um galpão ideal

Você já sentiu que as coisas não estão fluindo tão bem na sua empresa por conta da falta de organização? Sabemos o quanto deve ser frustrante quando você vai até seu estoque e não consegue encontrar os produtos que está procurando, perdendo mais tempo nesse processo do que se preocupando com o que realmente dá lucro.

Caso tenha passado por algumas dessas situações, você sabe o quanto é desagradável não ter um galpão ideal para trabalho e acabar com o bom andamento da empresa prejudicado. O bom andamento de um negócio, muitas vezes acaba dependendo da estrutura do local que armazena os estoques, por isso, algumas coisas precisam ser consideradas na hora de organizar um local de trabalho.

Confira algumas características essenciais para ter um galpão de qualidade.

1- Ter uma boa distância entre o pavimento inferior ao teto

Essa distância é conhecida como pé-direito e precisa ser alta para que exista uma boa ventilação. Uma boa altura de pé-direito para o galpão de armazenamento é entre 10 a 15 metros livres, que além de oferecer um bom arejo, consegue atender muito bem a acomodação das mercadorias.

Sendo levada essa altura em consideração, você terá uma boa disposição para agregar seus porta-pallets e seus vários tipos de carga, facilitando o acesso por parte de funcionários e empilhadeiras.

2- Piso resistente

O piso de um galpão precisa ser extremamente resistente para comportar o peso das cargas que vão circular ao longo do dia. O piso industrial precisa suportar cerca de 6 toneladas por metro quadrado, podendo aguentar a carga distribuída e a movimentação de empilhadeiras, máquinas e pessoas.

3- Boa iluminação

A iluminação é um fator muito importante para a visualização completa do galpão. Tenha uma iluminação bem estruturada para designar todas as mercadorias armazenadas e as atividades que vão ser feitas ao longo do tempo.

Se você tiver a possibilidade de aproveitar a luz natural do dia, aplique telhas na cobertura que deixem passar a claridade do sol.

4- Possibilidade de distribuição e redirecionamento de armazenagem prévia.

Um sistema de cross-docking bem realizado cria facilidade e rapidez de abastecimento que permite que a mercadoria chegue de um lado e seja retirada pelo outro, diminuindo o tempo de circulação de produtos.

5- Boa área de pátio para um galpão ideal

O espaço disponível para um pátio é que vai definir o volume de estocagem e poder facilitar ou não os serviços. Quanto mais espaço, maior a quantidade de itens e mais fácil a mobilidade de produtos.

Não é muito difícil saber que maiores dimensões permitem um melhor controle de estoque e mais simples, além de proporcionar mais dinâmica na circulação de funcionários. Você precisa ter certeza da quantidade de demanda que sua empresa realiza para ter uma área de galpão ideal.

Tenha a quantidade necessária de área aproveitável, contando com todas as facilidades que você achar fundamental e possível.

6- Cuidados com a segurança

Um galpão ideal precisa contar com um sistema de combate a incêndios eficiente. Lembre-se, você precisa oferecer toda a segurança necessária e proteção para as suas mercadorias e principalmente para os seus funcionários.

Muito mais que uma precaução, um sistema de incêndios pode reduzir prejuízos materiais e oferece mais proteção para a equipe. Grandes galpões precisam, imprescindivelmente, possuir dispositivos como sprinkles, além de uma sinalização de ambiente e extintores de incêndios estrategicamente posicionados.

7- Estacionamentos

Pois é, um galpão precisa ter espaço suficiente para um estacionamento. Sabe o motivo disso? Vamos explicar!

É no galpão que você estaciona os veículos de pequeno e grande porte, empilhadeiras e transpaleteiras. Você precisa também incluir rampas de acesso para os pisos superiores e para as áreas de depósito.

Seguindo essas dicas, você terá uma melhora muito grande em sua produtividade! Conte com equipamentos de qualidade e de confiança para auxiliar ainda mais! Confira nossos produtos!

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
empilhadeira elétrica