7 dicas para não sofrer acidente com empilhadeira

 In Todos

7 dicas para não sofrer acidente com empilhadeira

Muitos acidentes com empilhadeiras acontecem pela falta de treinamento por parte dos profissionais que as operam. Uma empilhadeira é um veículo industrial de pequeno porte que possui um sistema de braços destinado a levantar e mover cargas de lugar.

As empilhadeiras são ferramentas bastante seguras. Porém, é preciso seguir as recomendações de seu fabricante e dos treinamentos para uma operação adequada.

Infelizmente, acidentes acontecem com mais frequência do que o esperado. Apesar de não poderem ser totalmente evitados, é possível diminuir a frequência com que eles acontecem tendo uma formação de operadores adequada e seguindo algumas dicas de segurança.

7 dicas para evitar acidentes com empilhadeira

1. Treinamento para os profissionais

Treinamento para operação de empilhadeiras

Apenas os profissionais que realizaram um curso de formação para operar empilhadeiras poderão, de fato, operá-las. A negligência nesse quesito pode ter um preço bastante elevado.

2. Manutenção periódica

Realizar manutenções periódicas é fundamental

As empilhadeiras precisam ser verificadas diariamente. Se algum problema for verificado, o reparo deve ser feito no mesmo momento. Não é aconselhado, em nenhuma hipótese, o uso de máquinas com defeitos, pois pode colocar a vida do operador e de outras pessoas em risco.

3. Monitoramento da direção

O condutor deve sempre monitorar o perímetro

Para evitar um acidente com empilhadeira, é de suma importância que haja um monitoramento contínuo da direção da máquina.

Antes que qualquer movimento seja feito, é preciso que o operador do veículo tenha uma visão de todo o perímetro para realizar manobras apenas quando tudo estiver dentro de seu raio de visão.

4. Alerta a quem estiver em volta

Sinalização é fundamental

Alertar quem estiver trabalhando ou apenas passando ao redor das empilhadeiras é essencial. Sinais básicos, como buzinar ao se aproximar de áreas movimentadas, podem evitar acidentes graves. Além disso, respeitar o limite de velocidade também é fundamental.

5. Mudança de carga em movimento

Mudanças de carga não devem ser feitas em movimento

Tentar aumentar ou diminuir as cargas da empilhadeira em movimento é um erro gravíssimo, podendo causar acidentes sérios.

6. Levar outros passageiros na empilhadeira

O número de assentos deve ser respeitado

O operador da empilhadeira jamais poderá levar alguém consigo, salvo em casos onde existe um assento de passageiro. Permitir que outras pessoas viajem na máquina é um ato totalmente irresponsável que pode ocasionar graves acidentes.

7.Excesso de carga

O limite de carga deve ser verificado e seguido

É muito importante que a capacidade de carga máxima da máquina nunca seja ultrapassada. Além disso, a carga deve ser corretamente equilibrada sobre as garras. Quando essas estiverem vazias, devem permanecer rebaixadas e inclinadas para trás.

Você já conhecia e praticava as dicas que ajudam a evitar acidentes com empilhadeiras? Quer saber mais sobre segurança e treinamento para operá-las corretamente? Entre em contato conosco, deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.

 

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco