Dicas para criar um armazém sustentável

 In Dicas

O trabalho dentro de um armazém precisa ser rápido, preciso e eficiente, já que há muitas mercadorias sendo recebidas e retiradas todos os dias. Porém, nos últimos anos, essas atividades sofreram grandes mudanças devido aos impactos das mudanças climáticas e consumo de recursos. Diante disso, ter um armazém sustentável se tornou fundamental.

Dicas para criar um armazém sustentável

Apesar de ser um princípio relativamente simples, atingir um nível adequado de sustentabilidade em seu armazém pode ser mais difícil do que aparenta. Há várias pequenas coisas que podem e devem ser otimizadas para que seu negócio seja mais adequado para o meio ambiente, tanto hoje quanto no futuro.

Para ajudar você a criar um armazém sustentável, separamos aqui quatro dicas simples que você pode começar a seguir agora mesmo. Acompanhe:

Economizar energia

Quando falamos em sustentabilidade, essa é a primeira opção que vem à mente. A questão aqui é como você pode colocá-la em prática. E, considerando o ambiente do armazém, há várias opções disponíveis para diminuir o consumo de eletricidade.

Coisas simples, como utilizar lâmpadas fluorescentes, de LED, ou sistemas de detecção para desativar luzes quando não forem necessárias, já devem estar em ação. Mas também há outros investimentos que você pode fazer.

Por exemplo, reestruturar o local para que ele aproveite melhor a luz do dia, reduzindo a necessidade de iluminação na maior parte do tempo. Além disso, usar painéis solares para complementar o consumo de energia também é bem recomendado.

Otimizar o uso do espaço

A forma como você distribui a carga no local também afeta o nível de sustentabilidade do seu armazém. Afinal, se você não usá-lo corretamente, pode precisar expandir o local, instalando mais luzes, gastando mais energia e ainda não utilizando todo seu potencial.

Fazer uma revisão logística certamente vai ajudar a criar um armazém sustentável. Coisas simples, como a localização de certos produtos ou a forma como você faz o empilhamento dos pacotes, fazem toda a diferença no melhor uso do espaço.

Reciclar materiais usados

Sendo um armazém, você certamente terá várias caixas, pilhas de plástico e papéis usados. Muitos deles que já não servem mais para nada. Porém, você ainda pode colocá-los para bom uso se fizer a devida reciclagem. Alguns desses objetos podem virar material de escritório para a administração, economizando nas compras a cada dia, ou podem até ser reutilizados em futuros transportes, dependendo de suas especificações.

Busque fontes de energia alternativas

O transporte no interior do armazém é um dos pontos que mais consomem energia, tanto elétrica quanto em combustíveis. Sendo assim, encontrar veículos que utilizem fontes alternativas de energia pode poupar vários recursos. Todo o investimento que você precisa fazer em novas tecnologias agora é facilmente compensado daqui a algum tempo, quando toda a economia de energia se acumular.

Agora que você entende melhor como criar um armazém sustentável, é hora de colocar este conhecimento em prática para poupar energia, reduzir o consumo de recursos e contribuir com a sustentabilidade do seu negócio. Se quiser continuar recebendo nossas dicas, acompanhe nossa página no facebook e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
operar paleteiras com segurançatipos de empilhadeira