Guia para comprar empilhadeira

 In Dicas

É preciso avaliar diversos critérios antes de comprar uma empilhadeira.

Tomar a decisão de comprar uma empilhadeira não é uma tarefa fácil, já que o comprador pode se sentir um pouco perdido em meio a tantas marcas, revendedores e diferentes opções que existem no mercado.

No entanto, existem alguns pontos que sempre devem ser considerados no momento dessa decisão que garantirão, principalmente, uma boa compra para o consumidor.

Altura elevada e altura restrita

Antes de comprar uma empilhadeira, é preciso saber qual é a altura máxima a que o material em questão precisa ser levantado e quais são as restrições de altura da empilhadeira.

É imprescindível conhecer a altura elevada (distância entre a parte mais alta da unidade e o chão quando as forquilhas estão erguidas) quando um material precisa passar de 189” de um estágio triplo vertical. Existem mastros em quatro lugares diferentes em unidades “Quad”, o que lhes permite elevar qualquer objeto a uma altura maior do que 240”.

Já a altura restrita, também conhecida como altura de recolhimento, é a distância entre a parte mais alta da unidade e o chão, quando as forquilhas estão totalmente abaixadas. Ela é fundamental na definição do local em que a empilhadeira será guardada.

O conhecimento de tal medida também é importante quando o objetivo do comprador é usar a empilhadeira em locais com portas baixas, tetos de edifícios ou caminhões que serão carregados e descarregados.

Capacidade nominal

A capacidade nominal pode ser definida como a quantidade de peso que uma empilhadeira consegue levantar. Essa e outras informações importantes são facilmente encontradas na placa da unidade de dados.

É importante saber que quanto mais alto uma carga é levantada, menor será a capacidade nominal da empilhadeira. Normalmente tais capacidades variam entre 3 mil e 6 mil unidades de libra, podendo chegar, em casos mais específicos, a 65 mil unidades de libra ou mais.

Quanto maior a capacidade de uma empilhadeira, mais cara ela é. Então, é fundamental ter em mente a quantidade de material que será erguido por ela, a fim de economizar no momento da compra e prezar pela segurança do operador e das pessoas a sua volta.

Aplicação

Antes de tomar qualquer decisão em relação à compra de uma empilhadeira, o consumidor deve saber exatamente a que se destinará o seu uso. A resposta para tal questão pode ser definida como sendo a aplicação da empilhadeira. Esta pode ser usada para empilhar paletes, mover tapetes, tubulações e grandes quantidades de papel, por exemplo.

Além disso, é de suma importância saber em que ambiente a máquina de empilhar será utilizada, pois dependendo do local de uso, os tipos de pneus e de combustíveis poderão variar, por exemplo.

Existem diversos tipos de empilhadeiras para uma determinada aplicação. Por isso, é imprescindível relatar ao vendedor todas as informações importantes, como capacidade e aplicação, para que a melhor escolha seja feita.

Opções de pneu

Almofada de ar pneumático, cheio de espuma e sólido pneumático são algumas das opções de pneus existentes para empilhadeiras.

Depois que a aplicação já tiver sido definida, é preciso saber qual o tipo de pneu mais adequado para o uso em questão. Quando tais unidades são utilizadas no cimento, asfalto ou dentro de uma residência, o pneu almofada lisa é a escolha ideal.

Quando a compra de uma empilhadeira é concretizada para que ela seja usada em locais que possuem lama, cascalho, asfalto áspero ou grama, o tipo ideal de pneu é o pneumático. Ele conta com um piso real e um complementar de almofada entre o solo e a empilhadeira.

É fundamental saber que essas máquinas não vêm com suspensão própria. Então, o tipo de pneu escolhido pode provocar desconforto aos operadores, influenciando, também, o resultado do uso da empilhadeira.

Opções de combustível

A empilhadeira elétrica é uma das mais caras do mercado.

A compra de empilhadeiras pode ser influenciada pelo tipo de combustível. Estes se diferenciam em diversos aspectos, o que pode encarecer o uso de tais máquinas.

A escolha de combustível pode ser auxiliada pela aplicação, pois se a máquina de empilhar for comprada para ser utilizada em locais fechados, o combustível ideal é a energia elétrica. Isso, por conta da combustão interna que produz gases que não serão facilmente dispersados.

Todavia, empilhadeiras elétricas normalmente são as mais caras do mercado, precisam de manutenção e cuidados específicos, além de carregadores especiais para suas baterias.

Para trabalhos pesados, recomenda-se a compra de uma empilhadeira movida a diesel, pois esse tipo tem um nível de torque maior do que o verificado com o uso de outras fontes de alimentação.

Existem máquinas que podem ser usadas com dois tipos de combustíveis, oferecendo mobilidade e maior flexibilidade ao comprador. Isso acontece devido ao custo e à disponibilidade do combustível em questão, já que esta é uma despesa frequente durante a utilização de qualquer empilhadeira.

Manutenção e assistência técnica

Muitas vezes os custos de manutenção e assistência técnica são ignorados na hora de comprar empilhadeiras, o que pode gerar problemas futuros, pois serviços de revisão devem ser realizados periodicamente.

Existem dois tipos de manutenção: a planejada e a periódica.

A manutenção planejada deve ser feita, normalmente, a cada 200 horas de uso da máquina. Tal serviço inclui verificação de fluidos, troca de óleo e filtro, lubrificação e manutenção de diversas peças de acordo com o tipo de unidade

A manutenção periódica acontece com menos frequência e inclui mudanças de fluidos, devendo ser feita a cada 2 mil horas de uso.

Garantia

Empilhadeiras, assim como os carros, são cobertas por garantias que incluem reparos de componentes por um ano ou 2 mil horas de uso, e de itens especiais por um período de 90 dias.

É imprescindível ter consciência de todos os itens que estão inclusos em uma garantia, a fim de não haver mal entendidos pós-compra. O consumidor também pode optar por uma garantia estendida por um preço adicional, encarecendo ainda mais o valor da unidade.

Você já conhecia os principais pontos a serem avaliados na hora de comprar uma empilhadeira? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e um de nossos especialistas vão te ajudar.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Comprar uma empilhadeira usadaPNEU PARA EMPILHADEIRA