Empilhadeira elétrica: como são e para que servem?

 In Dicas

Empilhadeira elétrica: como são e para que servem?

Empilhadeira é um veículo industrial utilizado para transportar grandes volumes de cargas que estão dispostas sobre pallets. Como o próprio nome diz, a empilhadeira elétrica funciona através de um motor elétrico, ao invés de um motor movido a combustão, utilizando baterias industriais recarregáveis ou formas externas de transmissão de energia.

Esse equipamento é compacto e oferece um único assento que será ocupado pelo operador de empilhadeira, profissional que deve ser habilitado para manejá-la. Ela possui dois garfos horizontais compridos que se encaixam aos pallets de madeira.

Os pallets são levantados e abaixados através de uma força hidráulica aplicada à torre de elevação, de acordo com os comandos efetuados pelo operador. Também há um movimento frontal e lateral da torre, exercido de acordo com o local onde a carga deverá ser inserida ou retirada em um armazém, galpão ou estoque.

Uma das razões que fizeram com que a necessidade do uso de empilhadeiras ocorresse foi a grande verticalização desses locais citados, que buscam oferecer mais praticidade na hora de estocar materiais nos patamares mais altos.

Exemplo de empilhadeira elétrica.

Onde utilizar uma empilhadeira elétrica?

A empilhadeira elétrica é amplamente utilizada em fábricas, supermercados e centros de distribuição, apenas para citar alguns exemplos mais comuns. Além de qualquer outro local onde haja um volume consistente de carga que se encontre empilhada.

Toda essa carga deve ser descarregada de um caminhão (até mesmo navio, barco ou trem) e carregada por uma distância relativamente curta até ser alocada no armazém de uma empresa ou no galpão de quem a recebe.

Ela é bastante útil para armazéns pequenos ou com corredores estreitos. Isso ocorre por não necessitar portar um motor de combustão, o que ocupa muito espaço. Assim, o operador consegue trabalhar em ambientes internos reduzidos com ótima precisão, independente se a carga deva ser deixada no chão ou colocada em uma prateleira alta.

A empilhadeira elétrica pode ser usada em ambientes que tenham risco de explosão, ao contrário do modelo movido a combustão.

Para entender melhor como funciona uma empilhadeira elétrica dentro de determinados ambientes, e sua importância no dia a dia, veremos a seguir dois ótimos exemplos.

Exemplo 1: Montadora de automóveis

Uma montadora de automóveis precisa receber de seus fornecedores cargas pesadas como motores, escapamentos e demais peças para a montagem dos carros. Esses objetos ficam disposto em racks (suportes) colocados sobre pallets de madeira.

Ainda no fornecedor, esses pallets serão retirados do chão ou de uma prateleira pelas empilhadeiras elétrica, transportados até o caminhão e disponibilizados dentro do caminhão transportador através da elevação dos garfos da máquina.

Ao chegar na montadora, os empilhadeiristas da empresa retiram esses pallets do caminhão, que são levados até o galpão para armazenagem. Quando é necessário levar essas peças até a linha de produção, o empilhadeirista pega esses pallets e os deixa no local desejado.

Exemplo 2: Supermercados

Muitas pessoas não imaginam, mas as empilhadeiras elétricas são de extrema importância também para os supermercados. Principalmente para as grandes redes e lojas. Afinal, o número de mercadoria que costuma chegar para abastecer o estoque é grande. Até mesmo os produtos de menor peso podem ser empilhados nos pallets.

Quando bem operadas e por serem compactas, qualquer espaço reduzido dentro de um estoque possibilita as manobras. Não é a toa que esse veículo é capaz de proporcionar à área logística uma eficiência incrível, tornando-a uma máquina insubstituível em todo o processo.

Quais as vantagens da empilhadeira elétrica?

Já vimos que uma das vantagens da empilhadeira elétrica é seu menor tamanho em relação às empilhadeiras movidas a combustão, por conta da não necessidade de um motor. Isso faz com que os armazéns das empresas possam receber mais materiais por não necessitarem de um espaço tão grande para manobras do empilhadeirista.

Além disso, por causa da ausência de motor esse tipo de máquina não emite fumaça, poluentes e gases nocivos ao meio ambiente e à saúde humana, sendo considerada “eco-friendly” – uma questão importante para a natureza e para os profissionais que trabalham com a máquina.

Outra vantagem é o baixo ruído existente quando ela está em funcionamento. Seus custos operacionais podem ser inferiores aos modelos de combustão. Assim como os intervalos de manutenção são mais longos.

As empilhadeiras elétricas não requerem óleo do motor ou líquidos refrigerantes. Portanto, substituir e descartar esses fluidos não é necessário.

Os motores elétricos oferecem qualidade superior e são mais resistentes às altas temperaturas. O que evita perdas de potência de saída como prevenção a superaquecimentos.

Algo importante a se destacar é que a alta ergonomia desses equipamentos faz com que o operador usufrua de amplo conforto para entrar e sair, sentindo-se acomodado para pleno uso e controle das tarefas.

Apesar de todas essas vantagens, é importante salientar que esse tipo de máquina deve receber cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à água. Em dias chuvosos é indicado seu uso apenas em ambientes internos. Outra questão é que, enquanto a empilhadeira elétrica estiver em período de recarga, não poderá ser utilizada.

Outros tipos de empilhadeiras

Além da empilhadeira elétrica, há outros tipos disponíveis no mercado. Cada uma com sua importância.

A empilhadeira hidráulica manual, por exemplo, é totalmente braçal. Ela funciona através de um sistema de roldanas em sua torre de elevação. As rodas e os pneus de empilhadeiras manuais são dotados de sistemas de rolamentos que facilitam muito a movimentação do equipamento.

Como já pudemos ver em algumas comparações com o veículo elétrico, as empilhadeiras a combustão são mais robustas. Existem os modelos abastecidos a diesel e a gás liquefeito.

Apesar de aguentarem mais peso se comparada com a elétrica, as empilhadeiras a gás emitem fumaça e poluentes que, a longo prazo, podem ser prejudiciais à saúde dos trabalhadores.

Há também a empilhadeira portuária, especializada para portos e capaz de transportar containers inteiros, especialmente para o carregamento e descarregamento de cargas de navios.

Se você trabalha com empilhadeiras, ou simplesmente se identificou com o artigo descrito, aproveite para deixar aqui seus comentários, compartilhando com a gente seu conhecimento relacionado a esse equipamento.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
galpão idealmanutenção de empilhadeiras