Empilhadeira elétrica ou a combustível: qual é a mais eficiente?

 In Empilhadeiras, Todos

Empilhadeira elétrica ou a combustível: qual é a mais eficiente?

Empilhadeira elétrica ou combustível? Em algum momento você já teve essa dúvida? Então esse artigo foi escrito para você.

A produtividade do seu armazém, além de depender de quantas empilhadeiras que você tem para trabalhar, também é determinada pelo tipo de empilhadeira que você usa. Entre tantas opções de empilhadeiras, as duas mais comuns são a elétrica, que precisa de eletricidade para funcionar, e a movida a gás, que precisa de um gás de petróleo liquefeito (GPL) para permanecer na ativa.

Como a necessidade da produção eficiente dos armazéns, ser grande, é preciso saber qual a empilhadeira mais eficiente entre essas duas opções. Elétrica ou a gás? Sendo assim, segue abaixo os pontos fortes e fracos de ambos os tipos de máquina:

Empilhadeiras Elétricas

Esse tipo de empilhadeira é considerada “eco-friendly”, ou seja, elas não emitem gases nocivos ao meio ambiente durante a sua operação, não sendo prejudiciais a saúde humana. Alimentada por eletricidade, os gastos mensais do seu armazém podem reduzir de 20 a 50%, se comparado com as despesas com empilhadeiras a gás.

Essas empilhadeiras dão a opção de três rodas, que são grandes para corredores estreitos devido a sua capacidade de rotação, e a empilhadeira de quatro todas, que oferecem maior estabilidade e capacidade de nivelamento, ajudando a lidar com os materiais pesados em ambientes íngremes.

As desvantagens, mesmo com uma manutenção mais barata que as demais e mesmo com uma vida útil maior, essas empilhadeiras elétricas exigem alto investimento inicial, devido a sua bateria e o carregador. Embora o custo de recarregar a sua bateria seja inferior ao abastecimento a gás, as empilhadeiras elétricas não podem ser usadas durante esse período de recarga, uma vez que pode causar alguns problemas quanto ao seu ritmo de trabalho. Lembrando também que, para ter essa máquina você precisa disponibilizar de certo espaço para deixá-la carregando, o que pode diminuir ainda mais o seu armazém.

Se quiser ler mais sobre as empilhadeiras elétricas, leia esse nosso artigo.

Empilhadeiras a Gás

A escolha de empilhadeiras populares se dá pelo baixo custo inicial de investimento e seu uso a qualquer momento não atrapalhando a produção do seu armazém.

Essas empilhadeiras não precisam ser recarregadas e tendem a executar com maior velocidade, melhor taxa de aceleração e mais eficiência para levantar a carga necessária, diferente das empilhadeiras elétricas ou movidas a diesel. Enquanto as elétricas são limitadas por restrição de carga e podem ser operadas apenas em ambientes internos de solo nivelado, as movidas a gás são robustas e podem ser usadas tanto na parte interna quanto na parte externa do ambiente, independente do clima ou da temperatura.

As desvantagens, mesmo possuindo um preço de compra abaixo do mercado, essas máquinas possuem um alto custo de manutenção. Com o valor do combustível em ascensão, você pode vir a ter altos gastos com isso, tornando uma necessidade do seu armazém em diversificar a sua equipe buscando por empilhadeiras de propulsão alternativa.

Mantendo a perspectiva do seu negócio

A empilhadeira elétrica ou combustível tem seus pontos fracos e fortes, apesar das elétricas serem econômicas a longo prazo, o investimento inicial é pesado, e algumas de suas restrições torna o trabalho com ela, inadequado em locais abertos e de serviço noturno. Já em contra partida, a versatilidade das empilhadeiras a gás é frustrada uma vez que a sua manutenção e seu combustível são altamente caros.

Ou seja, é importante para os armazéns definir suas necessidades pessoais e empresariais para aí definir qual o tipo de máquina mais adequado para a natureza do seu trabalho e manipulação dos seus materiais.

Ficou alguma dúvida? Qual você prefere, a empilhadeira elétrica ou combustível? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe!
Não esqueça de seguir a gente no facebook e linkedin e ficar sempre atualizado.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Operador de Empilhadeiras