Os principais equipamentos para movimentação de cargas

 In Dicas

Movimentação de cargas é uma técnica utilizada para içar, transportar e deslocar determinada carga seja com o auxílio de máquinas e equipamentos ou até de forma manual, e tem como objetivo facilitar o transporte, a montagem e o armazenamento dos produtos.

Além disso, o processo de movimentação de cargas por meio de máquinas minimiza ou elimina possíveis riscos ergonômicos (movimentos repetitivos, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, etc) presentes na realização da atividade quando feita manualmente.


Principais equipamentos para movimentação de cargas

Há diversos tipos de equipamentos para realizar esse trabalho e, dentre eles, destacaremos os seguintes: transportadora de roletes, transelevadores, pórticos, comboios, paleteiras e empilhadeiras.

Transportadora de roletes

Responsável pela movimentação de pallets, caixas aramadas e uma infinidade de mercadorias, o transportador de roletes suporta dimensões e pesos diversificados.

A construção do transportador de roletes com características modulares permite a adaptação de todas as mercadorias movimentadas, garantindo maior agilidade e segurança no ambiente de trabalho.

O transportador de roletes é acionado através de uma corrente de roletes precisa que, por consequência, se engata nas rodas das correntes sendo guiado e transportado por deslizadores específicos.

Transelevadores

Os transelevadores são sistemas de armazenamento automático, controlados via software de gestão. São ideais para inventários permanentes e controle de processos FIFO e LOTE.

Seu sistema automatizado para o armazenamento de pallets proporciona o aumento da capacidade de armazenagem de materiais, redução de custos e de recursos operacionais necessários para a movimentação e estocagem, eliminação de erros e aumento da produtividade.

Pórticos

Os pórticos são recomendados para empresas que necessitam mover cargas muito pesadas com eficácia e proteção, pois trabalham especificamente sobre as áreas de armazenagem. Por esse motivo não é necessário utilizar de corredores.

Eles são utilizáveis a céu aberto ou galpão e capazes de movimentar cargas de forma lateral, vertical e longitudinal.

Algumas de suas vantagens são o baixo custo de manutenção, a estabilidade ao movimentar cargas, a fácil operação e o acesso a espaços no qual o guindaste não é capaz. Entretanto, os pórticos precisam de um terreno estável.

Comboios

Os comboios são utilizados para rebocar vagonetas.

A principal vantagem desses equipamentos é que são econômicos para grandes volumes que precisam ser movidos em distâncias maiores.

Paleteiras

Por meio de uma alavanca, o deslocamento da paleteira é feito para arranjar as mercadorias.

O equipamento pode ser manual, com capacidade de carga de até 4.500kg, ou do tipo elevadora (muito utilizada em depósitos de alimentos) com capacidade de 1.400 a 3.600kg.

Empilhadeiras

As empilhadeiras são utilizadas para mover materiais na horizontal e na vertical e transportam pallets por meio de suas lâminas de garfos. Assim, é possível empilhar e movimentar vários itens de uma só vez.

Vale ressaltar que comprar ou locar (muitas vezes, alugar o equipamento é a alternativa mais viável e econômica) uma empilhadeira, vai da necessidade de operação.

Características como estabilidade estática e dinâmica com máxima carga, velocidade de elevação e descida, habilidade de vencer rampas, curvas e outros obstáculos devem ser observadas.

A empilhadeira entra na categoria dos veículos industriais, cuja função é transportar ou manobrar.
Agora que você conhece os principais equipamentos para movimentação de cargas, continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos semelhantes.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
tipos de empilhadeira