Manual para operar paleteiras com segurança

 In Dicas

Operar uma paleteira com segurança é sinônimo de cuidados, preparação e planejamento. Afinal, trata-se de um equipamento responsável por carregar aparatos de grande peso. Todos os serviços devem ser feitos com eficácia e, claro, sem risco de acidentes.

Sua principal utilidade, antes de suspender e abaixar produtos, é diminuir a força humana no transporte. Com isso, a segurança é maior, assim como a rapidez e a efetividade no trabalho.

Existem dois tipos de paleteiras: a manual e a elétrica. Ambas são de boa qualidade, mas a primeira opção tem um custo menor de manutenção e operação.

A seguir, você confere um manual para operar paleteiras com segurança e fará com que esse equipamento seja ainda mais indispensável em sua empresa.

Manual para operar paleteiras com segurança

Ao longo do texto, veja algumas dicas para que a carga seja levada com eficiência e segurança, sem comprometê-la e com o cuidado de manter a integridade da paleteira.

Equilíbrio na carga

O momento de acomodar a carga no equipamento é de extrema importância. O operador deve levantar e transportar o peso de maneira que seja distribuído uniformemente entre as patolas. Jamais se deve usar a máquina quando seu volume estiver mal apoiado entre as peças ou sobre uma só.

Além de comprometer o desempenho da paleteira, as chances de acidente aumentam, pois a carga pode se desequilibrar e cair.

Identificação na paleteira

Todo e qualquer equipamento deve ter uma placa na qual seja especificado o seu limite de peso. O operador deve estar sempre atento a essa determinação e ser informado de que não é permitida a ultrapassagem desse número, ainda que seja minimamente.

Condições do local de uso

Não é apenas a carga e o equipamento que devem ser observados. Para operar paleteiras com segurança, é fundamental ter uma visão ampla e verificar as condições do percurso e estoque.

Obstruções de qualquer natureza põem em xeque a preservação de todos os itens envolvidos no processo. Sendo assim, buracos, objetos jogados na pista ou pessoas não devem estar no caminho enquanto a paleteira estiver sendo manuseada.

A visibilidade também deve ser boa, sem qualquer interferência.

Produtos frágeis

Estes itens merecem uma atenção ainda maior, pois quebram facilmente e podem causar prejuízos aos proprietários.

Por isso, verifique os itens que afetam a segurança no uso da paleteira:

  • Embalagens irregulares ou com elementos fáceis de quebrar;
  • Carga empilhada de forma incorreta;
  • Amarração frágil.

Se houver qualquer irregularidade, deve ser reparada antes do transporte. Problemas na amarração ou no empilhamento podem causar sérios transtornos.

Treinamento de operadores

Para que os usuários sigam todos os tópicos mencionados, é importante que eles sejam devidamente treinados. Tudo o que contribuir para o bom uso dos equipamentos deve ser repassado para os colaboradores.

Além do treinamento inicial, é importante também ter encontros periódicos, para que todos os conhecimentos sejam reciclados.

Este texto abordou como operar paleteiras com segurança. Para ter acesso a outros conteúdos, acompanhe as atualizações do blog e leia o que já foi publicado.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
otimizar os processos no armazémarmazém sustentável