7 dicas para otimizar os processos no armazém

 In Dicas

A movimentação de cargas é sempre um trabalho difícil, seja nas estradas ou mesmo dentro do armazém. Na verdade, ela pode ser ainda mais complicada nos armazéns, pois é necessário coordenar a circulação de centenas de pacotes e mercadorias ao mesmo tempo. Sendo assim, aumentar a produtividade no armazém é praticamente obrigatório para manter um bom ritmo de trabalho. A questão é: como?

7 dicas para otimizar os processos no armazém

Aprender a otimizar processos é uma parte importante de qualquer serviço. Porém, não é uma tarefa fácil, pois quase sempre isso exige bastante investimento, planejamento e mudanças, o que requer muito trabalho. Porém, quando você puder ver os resultados, tudo valerá a pena.

Para te ajudar a aumentar a produtividade no armazém, acompanhe aqui 7 dicas que você pode seguir.

Invista em automação de processos

Tanto na parte administrativa quanto na movimentação dos pacotes, é importante que você automatize os processos mais repetitivos e complexos dentro da empresa. Coisas simples, como a etiquetação e registro de movimento das cargas ou levantamento financeiro diário, consomem muito tempo e energia da sua equipe, o que prejudica a execução do trabalho ao longo do tempo.

Investir em automação é uma ótima maneira de aproveitar melhor o tempo e os recursos da sua empresa. Dessa forma, é possível diminuir o tempo investido nestas tarefas, reduzir a margem de erro destes cálculos e completar mais serviços em menos tempo. Tudo o que você precisa para tornar o seu armazém mais rentável.

Use a tecnologia para medir o desempenho

Coletar dados é muito importante para aumentar a produtividade no armazém, pois são estas informações que revelam quais partes do seu processo precisam ser ajustadas e otimizadas. Você pode investir em alguns métodos para melhorar o desempenho no dia a dia, mas, sem estas informações, não terá como assegurar que o resultado para a empresa foi positivo.

Com um sistema de monitoramento adequado para o seu armazém, você poderá criar relatórios mais precisos sobre sua rentabilidade e o desempenho de cada colaborador envolvido. E, com pequenas análises, não será difícil encontrar os principais gargalos de produtividade e descobrir formas mais eficientes de eliminá-los.

Otimize o layout do armazém

A forma como você utiliza o espaço dentro do seu armazém tem grande efeito na sua produtividade e no consumo de recursos ao longo do dia. Se você não utilizar o local em sua totalidade, deixando muitos cantos soltos e espaços desorganizados, certamente, estará desperdiçando boa parte do potencial do seu negócio.

Há várias maneiras de otimizar o layout de um armazém, dependendo do tipo de mercadoria que você carrega. Primeiro, organizar cada sessão de acordo com um padrão, como ordem cronológica, alfabética ou tipo de mercadoria, vai ajudar bastante. Evitar que diferentes linhas de produção se cruzem também é importante. Por exemplo, os caminhos dos itens que chegam para o empacotamento e aqueles que saem para entrega devem ser separados para que um não atrapalhe o outro.

Reduza e agregue diferentes tarefas

Falando nisso, é importante também que você tente agregar tarefas relacionadas para que elas ocupem menos espaço e custem menos no dia a dia de trabalho. Por exemplo, quando um caminhão chega com uma grande entrega, você pode fazer o empacotamento assim que descarrega. Isso elimina a necessidade de um local específico apenas para o empacotamento dentro do armazém.

Além disso, é importante cortar tarefas que não agreguem valor à rentabilidade do seu trabalho. Por exemplo, pode não ser necessário conferir os produtos 5 ou 6 vezes em uma rotina. Basta que eles sejam verificados no momento da chegada, uma vez como parte de uma rotina e mais outra antes de serem entregues. Realizar mais trabalho do que o necessário significa que você está desperdiçando sua energia sem gerar retorno.

Invista em sistemas de separação e etiquetagem

O processo de separação dos pacotes, assim como o de etiquetagem dos produtos, pode ser bem lento, demorado e propenso a erros, quando feito manualmente. Se você já possui uma central de dados, investir em um sistema de picking e etiquetagem será uma forma fácil e rápida de aumentar a produtividade no armazém.

O trabalho desse sistema, como o nome já diz, é coordenar a distribuição dos pacotes dentro do armazém, além de acompanhar suas localizações e marcações enquanto são transportados para fora. Dessa forma, você reduz consideravelmente as chances de ter algum erro de encaminhamento ou um código duplicado em alguma etiqueta dentro do seu negócio.

Utilize empilhadeiras no transporte

otimizar os processos no armazém

Armazéns pequenos podem até funcionar corretamente apenas com força física para transportar e organizar as cargas. Porém, à medida que o seu negócio crescer, você vai precisar de ferramentas mais eficazes para levar tudo de um lugar para outro. E isso especialmente se precisar utilizar prateleiras com mais de 5 metros de altura.

É aí que entram as empilhadeiras. Como o nome já diz, elas são veículos de carga utilizados para transportar e empilhar grandes quantidades de produtos. Elas são empregadas em diversos armazéns, pois são fáceis de operar, transportam a maior parte das mercadorias de forma organizada e permitem que você aproveite melhor prateleiras elevadas e corredores estreitos.

Tenha uma agenda bem estruturada de serviços

Por fim, o trabalho dentro de um bom armazém deve ser sempre bem coordenado para aproveitar melhor o seu tempo e seus recursos. Se o seu time não está pronto para receber uma carga na hora certa ou se os pacotes não estão prontos para entrega no momento marcado, esses atrasos vão se acumular e você vai sentir o prejuízo.

Nesse ponto, o melhor que pode ser feito para aumentar a produtividade no armazém é saber organizar sua agenda para aproveitar ao máximo o tempo. Dessa forma, você evita o tempo ocioso dentro da sua empresa, melhora a sua rentabilidade e evita que os seus colaboradores fiquem confusos em relação ao que deveriam estar fazendo a cada momento.

Com essas dicas, você já deve conseguir otimizar processos e aumentar a produtividade no armazém. Se você quiser continuar acompanhando outras novidades, curta a nossa página no Facebook.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
vantagens de alugar uma empilhadeiraoperar paleteiras com segurança