Conheça os principais tipos de empilhadeira utilizados no mercado

 In Dicas

As empilhadeiras são equipamentos utilizados na movimentação de cargas e são divididas em diversos grupos de acordo com os tipos de empilhadeira.

Fundamentalmente, os grupos básicos costumam ser: empilhadeiras manuais, empilhadeiras elétricas e empilhadeiras a combustão, porém há diversas subcategorias.

Essa diversidade se deve às diferentes necessidades de cada cliente, as divergências de valores dos modelos, a capacidade de cada empilhadeira e até mesmo o diâmetro para circular dentro dos corredores de porta-pallets de um galpão ou depósito.

Principais tipos de empilhadeira

A seguir, confira alguns dos principais tipos de empilhadeira:

Empilhadeira elétrica

São empilhadeiras alimentadas através da energia elétrica de baterias e recomendadas para locais abrigados da chuva, como depósitos, galpões, almoxarifados e câmaras frigoríficas.

Esse modelo é extremamente versátil e possui a vantagem de ser silencioso por funcionar através de baterias.

Normalmente, as empilhadeiras elétricas possuem torre de elevação, isto é, a peça que possibilita erguer as cargas em pallets a metros do chão, permitindo colocá-las em prateleiras elevadas.

Empilhadeira manual

É como são chamados os tipos de empilhadeira que funcionam exclusivamente a partir da força motriz humana, ou seja, todo esforço para acioná-las é feito através da força braçal.

Entretanto, não é necessária uma força muito grande para ser um operador de empilhadeira manual. As rodas e pneus desse modelo contam com sistemas de rolamentos que facilitam a movimentação do equipamento e a torre de elevação é equipada com um sistema de roldanas que reduz o esforço necessário para erguer a carga.

Empilhadeira a combustão (Gás)

As empilhadeiras a gás são o tipo de empilhadeira a combustão movidas a gás liquefeito.

Basicamente, a vantagem desse modelo está no fato de possuírem mais capacidade de carga em relação às empilhadeiras manuais e elétricas.

Em compensação, a desvantagem é que por pertencerem ao grupo de empilhadeiras que funcionam à base de combustão, emitem fumaça e poluentes. Em longo prazo, esse fator pode ser bastante prejudicial para o bem-estar dos funcionários em locais fechados.

Empilhadeira a combustão (Diesel)

As empilhadeiras a diesel são outro tipo movido à combustão. Sua vantagem principal é que o diesel é um combustível comum e muito mais acessível em comparação aos cilindros de gás das empilhadeiras a gás.

Além disso, a capacidade operacional é normalmente maior do que a das empilhadeiras a gás e até mesmo da de outros modelos, o que eleva a produtividade do trabalho.

Empilhadeira portuária

As empilhadeiras portuárias são empilhadeiras de grande escala, especializadas em transportar containers inteiros, especialmente para o carregamento e descarregamento de cargas de navios.

Pode-se dizer que são as mais poderosas dentre os diversos tipos de empilhadeira, pois são capazes de transportar muitas toneladas de mercadoria de uma só vez.

Agora que você já conhece os principais tipos de empilhadeira utilizados no mercado, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Postagens recentes
Precisa de Ajuda? Fale Conosco
armazém sustentávelmovimentação de cargas